O dia 14 de abril de 2021 assinala mais uma etapa de desenvolvimento na atividade do Porto de Lisboa e do setor marítimo portuário em geral, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística.
Este é mais um marco importante na evolução das soluções digitais de apoio ao negócio do Porto de Lisboa, caminho iniciado há muito e que tem sido feito de forma colaborativa com outros portos.
O projeto da JUL, liderado pela DGRM e coordenado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, envolve todos os portos portugueses e stakeholders a nível nacional e tem como principal objetivo o incremento da eficiência dos portos no âmbito da “Estratégia para o aumento da competitividade portuária” aprovada pelo governo, assim como a uniformização e harmonização de procedimentos nos portos portugueses.
A JUL é um alargamento da JUP - Janela Única Portuária a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, contribuindo para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais, através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.
Para a APL, este é um marco assinalável e o início de um novo ciclo digital, que estará em permanente evolução, de forma integrada e harmonizada com todos os portos nacionais.
A APL agradece o empenho, a disponibilidade e a dedicação de todos os agentes económicos, autoridades da Comunidade Portuária de Lisboa e dos seus trabalhadores para as muitas sessões de formação e teste, que contribuíram ativamente para que a entrada em produção da nova plataforma fosse uma realidade.