Teve lugar, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, nas ilhas do Faial, Terceira e S. Miguel, respetivamente, a apresentação do ponto da situação do projeto «JUL» (‘Janela Única Logística’) à comunidade portuária.

A «JUL» pretende ser um ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias. Através deste ecossistema os atores das redes logísticas e as autoridades partilham informação em tempo real e alinham processos para assegurar a sincronização das operações.

O projeto «JUL» iniciou-se em março de 2018 e irá atualizar e estender a JUP (janela única portuária) a toda a cadeia logística nacional, na interligação com os meios de transporte terrestres, com os portos secos e com as plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

As capacidades oferecidas pela «JUL» vão promover um sistema logístico-portuário muito mais competitivo, que irá promover operações logísticas otimizadas, sincronizadas e muito mais ágeis, com processos harmonizados entre todos os portos nacionais e assegurando maior transparência.

A grande meta do projeto “JUL” é uniformizar procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir.

Foram efetuadas várias sessões, tendo a 1ª sido efetuada na Horta, ilha do Faial.




A 2ª Sessão de apresentação do projeto realizou-se na Praia da Vitória, ilha Terceira.

E a 3ª sessão de apresentação do projeto realizou-se em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.